Logo por Marcelo Drumond.
Fotos por Ricardo Lobato
Este objeto foi criado a convite do MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo para o Clube de Colecionadores de Design de 2014, com curadoria de Marcelo Rosenbaum.
O trabalho retoma a experiência vivida em 2006, quando estive no Bico do Papagaio – encontro dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará – para uma “troca de saberes” entre artesãos locais e a equipe do Laboratório Piracema de Design. Foi o ingresso em um mundo a parte, em torno da palmeira do Babaçu.
Na ocasião, iniciei estudos de cortes retos no coco, na tentativa de extrair o maior prisma reto inscrito no núcleo fibroso, numa busca por uma microarquitetura que revelasse o surpreendente desenho dos vazios internos, que são a contraforma das castanhas.
O objeto elaborado para o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) consiste em uma pequena coleção, organizada em um estojo de braúna, dessas peças únicas cuja formação escultórica é fruto da ocorrência errática de 2 a 6 castanhas por coco.
Logo by Marcelo Drumond.
Photos by Ricardo Lobato
This object was created after an invitation from MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo – for its 2014 Design Collector´s Club, with curatorship of Marcelo Rosenbaum.
The work recovers the experience I have had in 2006, while I was at Bico do Papagaio – located between the Brazilian states of Tocantins, Maranhão and Pará – for an “exchange of knowledge” between local craftsmen and the team of Piracema Design Lab. It has been a unique experience, around the Babaçu Palm Tree.
Back at those times, I experimented straight cuts in the coconut, trying to extract the biggest prism inscribed in the core fibers, searching for a microarchitecture that would reveal the amazing outline of the inner voids, which are the counter shape of the nuts.
The object designed for MAM is a small collection of these unique pieces, organized in a braúna wood case. The sculptural formation of each piece comes from the random existence of 2 to 6 nuts per coconut.