Em coautoria com Alessandra Soares, André Amparo e Cláudio Santos; colaboração de André Mints e Pedro Veneroso (Marginália Lab); produção de Aline X
Em dezembro de 2008, apresentamos ao público pela primeira vez o projeto Aeurásia – uma video-instalação feita a partir do acervo de vídeos de cada um dos quatro integrantes do grupo. A ideia surge, a princípio, do interesse comum em resgatar os registros e memórias de viagens a várias partes do mundo – vasto material gerado sem maiores pretensões artísticas e de uso profissional.
O que poderia ter resultado em uma coleção de olhares diferenciados sobre os países visitados volta-se, no entanto, como princípio para a exploração de um lugar específico: a cidade de Belo Horizonte, onde todos vivemos e trabalhamos. As imagens dos acervos de viagens ao exterior são utilizadas como material bruto, referencial a partir do qual nos propomos a filmar (agora sim com um objetivo claro) em nossa cidade.
As imagens gravadas nessa segunda etapa tiveram como foco principal provocar relações com as cenas existentes, estabelecendo algum tipo de intimidade entre os lugares. Os filmes foram organizados em dípticos, nos quais um lugar no exterior foi posto em paralelo a uma cena gravada em Belo Horizonte ou em seus arredores.
Como estratégia inicial, foram escolhidos lugares na cidade de Belo Horizonte por correspondência de seus nomes (nomes de lugares, de estabelecimentos, placas, etc.) aos das várias localidades no mundo já filmadas anteriormente. Apesar deste ponto de partida, as relações entre os filmes se fizeram a partir de outras e diferentes motivações: estéticas, comportamentais, ambientais, etc., em função da livre interpretação das imagens do acervo por cada um dos participantes.
A matriz conceitual do projeto revela-se pela superposição de dois mapas: um, de escala mundial, cujos pontos interligados definem-se pelas cidades, regiões ou países visitados antes da concepção do projeto; outro, de escala urbana, que identifica os lugares escolhidos em Belo Horizonte e entorno. A superposição desses dois mapas cria um terceiro, inventado, que desconsidera as escalas geográficas e forma um lugar de novas conexões e possibilidades, ao que chamamos de AEurásia.
AEurásia pretende inverter a condição convencional do turista, que deixa sua cidade para conhecer outros lugares com o olhar e interesse de estrangeiro. Ao estimular o público a explorar sua própria cidade como turista cotidiano, esperamos que ele possa se interessar em conhecer melhor o seu próprio lugar de habitar e compreender a possibilidade de ali encontrar um fractal do mundo.
A vídeo-instalação AEurásia foi concebida e realizada pelos designers Alessandra Soares e Cláudio Santos, o cineasta André Amparo e o arquiteto Fernando Maculan, através do Filme em Minas - programa de estímulo ao audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. O projeto conta com a participação de André Mintz e Pedro Veneroso na captação e edição de vídeos, bem como na criação e desenvolvimento do sistema de interação.
O trabalho foi apresentado em dezembro de 2008 no 104 (Centro Cultural localizado em Belo Horizonte), em 2009 na Cidade do México como integrante do festival TRANSITIO_MX e em 2010 nas cidades de Cataguases, Diamantina, Guaxupé e Tiradentes como parte da exposição Geografias Imaginárias.
Para mais informações, ver artigo Aeurasia – Revisitar a cidade, publicado na revista virtual V!RUS #5
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Co-authored by Alessandra Soares, André Amparo and Cláudio Santos; collaboration: André Mints and Pedro Veneroso (Marginalia Lab); production director: Aline X
In December 2008, we presented for the first time the AEurasia project to the public – a video-installation made from the collection of videos belonging to each one of the four members of the group. The initial idea came from a common interest in retrieving records and memories of trips to different parts of the world – an extensive material generated with no artistic pretensions or professional purpose.
What could result in a set of different views of those countries, became instead a principle to explore a particular place: the city of Belo Horizonte, where we all live and work. Images collected in trips abroad are used here as a raw material, as a reference from which we intend to shoot (but now with a clear goal) our city.
The aim of the images recorded in this second phase was to suggest relations with existing scenes, setting some kind of closeness between the places. Films were arranged in diptics, in which a place abroad was put in parallel to a scene recorded in Belo Horizonte or in its outskirts.
As initial strategy, places were chosen in Belo Horizonte by matching their names (of places, shops, signboards, and so on) to the various locations previously recorded abroad. Despite this starting point, relations between films were also made from other motivations - aesthetic, behavioral, environmental, and so on, depending on each participant's free interpretation of the images.
The project's conceptual framework is based on the superimposition of two maps: a world scale one, whose interconnected points are defined by cities, regions or countries visited before the project conception; and an urban scale one, where chosen places in Belo Horizonte and surroundings are pointed out. The superimposition of these two maps creates a third one, invented, that disregards geographical scale and creates a place of new connections and possibilities, that we called AEurasia.
Aeurasia intends to reverse the usual condition of the tourist, who leaves his city to meet other places with a foreign regard. By encouraging the visitors to explore their own city as a daily tourist, we hope they will be interested in learning more about their own place of living, as well as to understand the possibility of finding there a fractal of the whole world.
The video installation Aeurasia was conceived by the designers Alessandra Soares and Claudio Santos, the filmmaker André Amparo and the architect Fernando Maculan, supported by the “Filme em Minas” audiovisual stimulus program of the Minas Gerais State Government. André Mintz and Pedro Veneroso also took part in capturing and editing videos, and creating and developing the interaction system.
The work was presented in December 2008 at 104, Belo Horizonte, in 2009 in Mexico City as part of the TRANSITIO_MX Festival and in 2010 in the Brazilian cities of Cataguases, Diamantina, Guaxupé and Tiradentes as part of the exhibition "Imaginary geographies".
For further information, see ‘Aeurasia – Revisit the city’ at virtual magazine V!RUS #5
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